sábado, outubro 28, 2006

podridão em pintura de cavalete

A podridão é muitas vezes o resultado de um estado de má conservação de uma obra de arte composta por madeira. No caso da pintura de cavalete com suporte de madeira, a maior parte das vezes proveniente de edificios sem gestão climatérica, i.e., conventos, igrejas, capelas, o caso da podridão "xilófaga" - ou ataque de fungos xilófagos - toma irreverentemente um avanço tal no estado de degradação quimica e posteriormente fisica da madeira que, muitas vezes, torna-se inevitável a sua remoção. Dentro das várias podridões existentes que podem danificar a madeira, a podridão cúbica, ou seja, a degradação e destacamento da madeira em forma de blocos cúbicos - é das piores situações de fragilidade estrutural que uma pintura sobre madeira pode chegar.
Quando um suporte chega a ter um desenvolvimento de podridão cúbica avançado, não existem muitas soluções técnicas que consigam manter a resistência estrutural da matéria de forma a garantir a sua estabilidade. Na verdade, não existe nenhuma solução satisfatória para obter esse efeito. Igualmente, os Institutos de Conservação existentes no mundo - que têm capacidade de criar e desenvolver soluções químicas para resolver problemas de reabilitação fisica de determinados materiais - até hoje não apresentaram nenhuma "mistura" ou componente que faça o desejado.
Há anos, em Portugal, foi experimentada uma mistura usando química orgânica cruzada com resinas acrílicas e ceras minerais e vegetais, mas para além do manuseamento ser altamente tóxico e cancerígena, também não se conseguir chegar a um efeito de consolidação e rigidez desejado dos pedaços cúbicos da madeira podre.
Na prática da intervenção em Conservação e Restauro, é incontornável a maior parte das vezes efectuar-se o desbaste da madeira mais solta da zona podre, tentando contudo chegar a remoção ao encontro do nivel de madeira mais densa - ou menos atacada - do local afectado, mas deste modo nunca beneficiando o conceito máximo de preservação da matéria que é original à obra.

1 comentário:

Unknown disse...

para se conhecerem os fungos que atacam a madeira, está disponivel um ficheiro pdf desde outro blog:
http://www.lisboa-renovada.net/doc/conservmadeira/fungos_podridao_madeira.pdf